Foz do Iguaçu e Países vizinhos



Particularidades da FRONTEIRA (Brasil, Paraguai e Argentina)


BRASIL
Foz do Iguaçu é chamada de pólo do Mercosul (250 mil habitantes) . O centro é pequeno e não tem muito o que visitar e fazer além dos shoppings. Mas a força da cidade está em seus atrativos turísticos que não são no centro.
Circular pelos três países estando hospedado em Foz é bem fácil.



PARAGUAI

Ciudad del Este é a segunda maior cidade do Paraguai (300 mil habitantes) e já na sua chegada, aduana paraguaia, há um intenso movimento de compras. E a cidade é assim mesmo. É uma espécie de bairro com várias lojas de rua, bancas, galerias e shoppings. Mas passando essa região, há outra Ciudad del Este, esta mais tranquila e organizada que, em geral, os turistas não conhecem.




ARGENTINA

Puerto Iguazu (100 mil habitantes) já tem outro ritmo, é bem pequena, a menor, e tem um certo charme por ser mais atrasada das 3 cidades. Basicamente tem o Marco das 3 Fronteiras Argentino e as Cataratas lado argentino. Somando-se a isso inúmeras hospedarias e restaurantes.



Ponto estratégico de disputa no passado, a chamada tríplice fronteira é formada pela confluência dos rios Paraná e Iguaçu, onde se encontram em um vértice Brasil, Argentina e Paraguai. Suas atividades
Ponte Internacional Tancredo Neves
sociais, culturais ou econômicas implicaram uma convivência com o rio que os leva de uma margem à outra do que atualmente são países distintos.
Ponte Internacional da Amizade

A região total, com outras cidades, soma 1 milhão de habitantes. E brasileiros, argentinos e paraguaios convivem muito bem. E a facilidade de ir de um país ao outro passear, jantar ou ver amigos a torna não especial.
Claro que as duas pontes têm as suas peculiaridades de trânsito e passagem, mas é comum morar em um país e ir trabalhar em outro. Logo, somos um povo dependente um do outro e que já não olha para a cultura do outro como algo estranho. 

0 Comments:

Postar um comentário